A NEBULOSA – formação em película 16mm, decorreu entre Novembro de 2021 e Abril de 2022. Ao longo de 6 meses, com 9 alunos, 4 orientadores fixos (André Gil Mata, Frederico Lobo, João Vladimiro e Luís Palito) e outros 3 convidados (o realizador Paulo Abreu, a realizadora Leonor Noivo e a produtora Marta Lima), realizaram-se 9 filmes.
Este curso livre de cinema vai buscar ao passado cineclubista — de encontro de amadores de cinema e de partilha de conhecimento — as suas bases principais, abrindo espaço a toda a comunidade para a possibilidade da aprendizagem do cinema.
Através de um programa livre, mas sólido na exploração de conteúdos técnicos e artísticos, com o estimulo ao debate após o visionamento de cada filme e o estudo de casos específicos da história do cinema, chegamos à aprendizagem da mecânica e do método de rodagem em formato foto-químico de 16mm. Assente no estudo da linguagem cinematográfica e das suas estéticas e correntes, foi nosso objetivo guiar os participantes para que procurassem a sua voz, incentivando cada qual à busca do seu próprio caminho, aqui realizado através do cinema.
Cada um dos participantes teve a oportunidade de criar de forma autónoma e independente, sendo-lhes proporcionados os recursos necessários para a rodagem, montagem, edição e finalização dos filmes realizados.
No exercício final da formação cada aluno dispôs de uma lata de 122mt de película (cerca de 11 minutos filmados). Estabelecemos grupos de rodagem, de forma a que todos os participantes experimentassem os diferentes cargos de uma equipa de cinema para, não só ganharem o conhecimento práctico de cada uma dessas funções, mas também como estimulo a uma criação conjunta e colectiva.
Os filmes de todos os participantes tiveram exibição pública com sala cheia no Cinema Trindade, numa sessão gratuita.