A Nebulosa 2.0

Inscrições

Candidaturas encerradas

O Curso é gratuito
O resultado será anunciado até dia 29 de Fevereiro

Breve apresentação

De Março a Julho de 2024, a produtora RUA ESCURA pretende estimular o olhar e a prática cinematográfica, através do uso da película 16mm, na cidade do Porto.

André Gil Mata, Cláudia Ribeiro e Frederico Lobo irão partilhar, através de visionamento e discussão de filmes, da experiência de cada um, e da exploração das técnicas ligadas ao foto-químico, visões e questões, pessoais e universais, sobre o cinema.

Este curso livre vai buscar ao passado cineclubista – de encontro de amadores de cinema- as suas bases principais, abrindo espaço a toda a comunidade para a possibilidade de aprendizagem da arte cinematográfica. Através de um programa livre, mas sólido em conteúdos, passar-se-á por casos específicos da história do filme, assim como pela aprendizagem da mecânica e uso de câmaras de 16mm, pela captação de som ou pela iluminação de um filme em película.

Pretende-se guiar os participante na busca do seu olhar cinematográfico, não seguindo dogmas, incentivando cada qual na busca do seu próprio caminho, aqui feita através do cinema.

No final cada participante será desafiado a realizar uma pequena curta-metragem em 16mm.